Foi hoje assinado, no Ministério das Relações Exteriores, um acordo sobre os serviços aéreos entre os Governos de Angola e dos Estados Unidos da América. Rubricaram o documento o Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, e o Embaixador dos Estados Unidos em Angola, Tulinabo Mushingi.
Este acordo visa, entre outros objectivos, promover um sistema de aviação internacional baseado na concorrência entre companhias aéreas no mercado com o mínimo de interferência e regulação governamentais; possibilitar que as companhias aéreas ofereçam aos passageiros várias opções de serviços e encorajar as companhias aéreas a desenvolverem e a implementarem preços inovadores e competitivos; facilitar a expansão das oportunidades de transporte aéreo internacional; e garantir o mais alto grau de segurança e protecção no transporte aéreo internacional, reafirmando a sua preocupação com actos ou ameaças contra a segurança das aeronaves, que põem em risco a segurança de pessoas ou bens, afectam adversamente a operação do transporte aéreo e prejudicam a confiança do público na segurança da aviação civil.
Estiveram presentes no acto de assinatura o Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu; o Ministro das Relações Exteriores, Tete António; e o Embaixador de Angola nos Estados unidos, Agostinho Van-Dúnem, entre outros.
A assinatura deste acordo é um passo importante para que Angola e os Estados Unidos da América, assim como as companhias aéreas respectivas, possam cooperar activamente neste domínio no futuro.
Recorde-se que Angola, nos últimos anos tem colhido não só o respeito internacional de entidades relevantes como a ICAO (International Civil Aviation Organization), como avaliações positivas e acima da média africana ao funcionamento do seu sistema de aviação civil pelas entidades competentes para o efeito.
Ministérios dos Transportes em Luanda, 15 de Outubro de 2024.