mintrans.gov.ao
 
Ministério
12 Julho de 2021 | 14h07 - Actualizado em 13 Julho de 2021

CFL cria condições para retorno da transportação de gás

Processo de transportação de gás por via ferroviária de Luanda para Malange, que deverá ocorrer ainda este mês.

Decorrem nas Oficinas Gerais do Caminho de Ferro de Luanda os trabalhos técnicos com vista a dar início ao processo de transportação de gás por via ferroviária de Luanda para Malange, que deverá ocorrer ainda este mês.  

Nesta fase, os trabalhos consistem na montagem e fixação dos primeiros cinco contentores cisternas nas respetivas plataformas ferroviárias de acordo com rigorosas regras de segurança operacional.  

Para começar vai se formar uma composição que no total vai comportar dez contentores cisternas, com uma capacidade de transportação de quarenta metros cúbicos de gás cada um, perfazendo no total quatrocentos metros cúbicos por viagem. Os trabalhos tiveram início no dia 09 do mês em curso (Julho) e estão a ser executados desde as primeiras horas da manhã por técnicos do CFL. A previsão inicial é de realizar uma frequência de comboio por semana, de acordo com as expectativas das duas empresas envolvidas, nomeadamente CFL e SONAGÁS. 

A última experiência significativa de transportação deste produto por comboio no CFL data de 1988, entretanto suspenso devido a intensidade dos ataques durante o conflito armado que dilacerou o país até 2002. Após a reconstrução, com a retoma da circulação ferroviária entre Luanda e Malange no ano de 2011 foram feitas tímidas experiências de transportação de gás com botijas de dose quilos, mas que não resultou devido a inexistência de material adequado. 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais