Mais de trezentos trabalhadores da empresa portuária do Lobito, incluindo os membros do Conselho de Administração, com destaque ao PCA Celso Rosas e os Administradores executivos, foram esclarecidos hoje 22 de outubro, pela comissão sindical do porto do Lobito sobre o novo Acordo Colectivo de Trabalho.
O acto de esclarecimento teve lugar no pavilhão desportivo da Casa do Pessoal do Porto do Lobito,e decorreu num ambiente de calmia e serenidade.
Na ocasião o primeiro secretário da comissão sindical do Porto do Lobito, Ernesto Muabi, destacou a importância da assinatura deste memorando, que visa melhorar as condições económicas e sociais dos trabalhadores desta empresa.
Para o 1º Secretário o acordo para além de trazer aumento ligeiros nos salários básico, assim como no subsídio de transporte, alimentação, cesta básica, considerou que o mais importante tem haver com o fundo de pensão e seguro de saúde, que visa garantir a reforma condigna do portuário, concluiu.
Os participantes reconheceram a importância que o acordo representa nas suas vidas sociais, tendo encorajado a comissão sindical na defesa e na salvaguarda dos interesses dos trabalhadores em geral.
Refira-se que este acordo colectivo entrou em vigor desde a sua assinatura(14/10/24) e a sua implementação(medidas financeiras) terão inicio apartir de Janeiro de 2025, com uma duração de 36 meses.
No final, o PCA do Porto do Lobito Celso Rosas, aproveitou o momento para apresentar aos trabalhadores da empresa a nova Administradora Executiva para a área Comercial e de Concessões, Dra Kátila Vanessa Neto, que na ocasião mereceu aplausos dos colegas.