mintrans.gov.ao
 
Internacional
28 Julho de 2023 - Actualizado em 28 Julho de 2023 | 12h00

DELEGAÇÃO MINISTERIAL ANGOLANA GARANTE NA CHINA CONCLUSÃO ATEMPADA DO AEROPORTO INTERNACIONAL DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO

Uma delegação ministerial, chefiada pelo Ministro dos Transportes, esteve em Pequim esta semana para garantir a conclusão da construção no novo aeroporto internacional de Luanda no início de Novembro.
Ricardo Viegas D’Abreu viajou para Pequim acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos, e técnicos dos dois Ministérios, com o objectivo de assegurar a conclusão das obras do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) nos prazos anteriormente estabelecidos e a tempo de ser inaugurado até ao final do corrente ano, tal como anunciado pelo Presidente da República em Junho passado, bem como tratarem de outros assuntos no âmbito dos projectos estratégicos para os órgãos de defesa e segurança.

"Por orientação do Senhor Presidente da República, esta deslocação teve como principal objectivo fortalecer a parceria com a AVIC, no quadro da construção e operacionalização do AIAAN, e de reforçar a importância estratégia desta importante empreitada e do papel da AVIC e da China para Angola, no desenvolvimento das suas infra-estruturas sejam civis sejam militares”, sublinha o Ministro dos Transportes.

O mesmo responsável informa que "os responsáveis da AVIC, empresa responsável pelas obras de conclusão e construção do aeroporto, reiteraram o compromisso e a determinação em envidar todos os esforços necessários e maior dinamismo das suas equipas para garantir a certificação e a operacionalização do AIAAN em tempo útil”.

 Nas reuniões de trabalhão havidas entre a parte angolana e a parte chinesa foram abordados três pontos cruciais para a conclusão das obras do aeroporto: o estado actual da empreitada, os pontos críticos que urge resolver, e as medidas correctivas propostas pela empresa empreiteira, a AVIC. Houve ainda a possibilidade de se testar o mobiliário que irá equipar o Aeroporto e as infraestruturas de apoio.

Relativamente ao ponto de situação da obra, Ricardo Viegas D’Abreu destaca que "a execução do projecto já atingiu uma execução global de cerca de 84,1%, tendo alguns edifícios alcançado a cifra de 98%, como é o caso das zonas do lado ar, com destaque para as pistas, a Torre de Controlo e alguns edifícios de apoio às actividades do Aeroporto.”.

O Ministro dos Transportes sublinhou também alguns dos aspectos críticos, com destaque para a necessidade de garantir a operacionalidade do AIAAN pela AVIC dentro dos padrões internacionais de qualidade e segurança (em conformidade com as exigências da ICAO), a formação do pessoal operacional do aeroporto, e a entrega oficial do empreendimento de acordo com os termos contratuais. Reiterou ainda o compromisso do Executivo angolano em honrar os pagamentos e as compensações fiscais assumidos com a AVIC.

 Ministério dos Transportes em Luanda, 28 de Julho de 2023.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais