mintrans.gov.ao
 
Ministério
12 Setembro de 2023 - Actualizado em 13 Setembro de 2023 | 13h00

ENBI ASSINA CONTRATOS COM OPERADORES DE SERVIÇOS DE TRANSPORTES COLECTIVOS DE BENGUELA

A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) lançou, na província de Benguela, o projecto piloto de integração de táxis e mototáxis no Sistema Nacional de Bilhética Integrada (SNBI), com os quais assinou protocolos com duas operadoras de táxi (Rosalina Express e JW Braz).
Trata-se de um projecto de inclusão dos serviços de táxis e mototáxis que visa expandir a cobertura do Sistema Nacional de Bilhética Integrada (SNBI), bem como melhorar o sistema de transportes, particularmente, o rodoviário por meio do passe GiraMais, considerando a adaptabilidade, flexibilidade e a eficiência, que se posiciona como alternativa aos meios de transporte urbano de passageiros (autocarros).

Chefiada pelo presidente da Comissão do Executiva, Mário Nsingi Pedro, a delegação foi recebida em audiência pelo vice-governador para a Área de Serviços Técnicos e Infra-estrutura, Adilson Dellany Martins Gonçalves, que recebeu esclarecimentos sobre a implementação do processo.

Mário Nsingui Pedro, que rubricou os documentos em nome da ENBI, disse, à margem da ocasião, que a espectativa é integrar pelo menos metade das operadoras disponíveis na província até o final do mês em curso e, a partir de Novembro, emitir os respectivos passes.

"No caso dos taxistas, é um projecto inovador que concorrerá para o alargamento da oferta dos transportes e atrair passageiros que habitualmente não usam os autocarros para o sistema. Trazemos o início do teste piloto para a integração dos taxistas porque na parte dos autocarros, temos estado a trabalhar com a província de Benguela está muito mais bem organizada”, afirmou o PCE.

Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana de Benguela, que precedeu o acto solene de assinatura dos protocolos, garantiu que disponibilidade logística e técnica para o êxito da campanha piloto.

 Na ocasião, Katia Cachuco disse que a província está pronta, tendo, inclusive, os espaços prontos. "Temos os contactos preliminares feitos porque trata-se de uma actividade que não vai apenas abranger as empresas de transporte público (os autocarros), mas também a inclusão dos azuis e brancos no sistema”, afirma.

Participaram da cerimónia, administradores da Agência Nacional de Transportes Terrestres, nomeadamente, Alberto Quengue e Etelvino Almeida.

Alberto Quengue, em representação da instituição, disse que a Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT espera uma evolução dos serviços de bilhética integrada no que toca à inclusão dos taxistas e mototaxistas.

 Operadores locais

Para o presidente da Associação dos Taxistas de Angola (ATA), Francisco, é um projecto valioso para a classe, uma vez que visa fornecer conhecimento e habilidades técnicas para o melhoramento da nossa actividade.

Já segundo o supervisor da Rosalina Expresso, Daniel Severino, com o SNBI, a empresa passará a ter maior controle das operações, situação que anteriormente não era possível. "Teremos maior controle, haverá um controle, praticamente cerrado, teremos o auxílio da tecnologia porque até então confiávamos na boa vontade do cobrador e dos motoristas”, valorizou a medida.

Em articulação com o Gabinte Provincial de Tráfego, Transporte e Mobilidade Urbana, organizamos esse processo de início do teste piloto junto com algumas operadoras já licenciadas e devidamente organizadas, para que os utentes que habitualmente não se fazem transportar dos autocarros ou que os autocarros não passam nas principais artérias ou no seu caminho, da escola ou de casa, poderão usufruir deste produtos que a ENBI irá disponibilizar e dos passes que o Governo disponibilizou para as camadas mais vulneráveis do nosso País.

Direcção Comercial, Comunicação e Marketing, emLuandaaos12 de Setembro de2023. 




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais