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26 Maio de 2021 | 15h05 - Actualizado em 27 Maio de 2021 | 14h35

Impactos económicos do Porto do Namibe

Apesar deste «upgrade», o Porto do Namibe sofre de grandes interferências das marés, devido ao facto de ser um porto de águas abertas

Há dois anos foi inaugurada a segunda fase do projecto de reabilitação e modernização do Porto do Namibe pelo Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, elevando a infraestrutura para uma categoria mais eficiente com maior capacidade de atracagem e movimentação de navios e de mercadorias.

Apesar deste «upgrade», o Porto do Namibe sofre de grandes interferências das marés, devido ao facto de ser um porto de águas abertas e sem protecção. Com a reabilitação do cais foi possível introduzir novos e mais modernos meios de descarga/gruas móveis, e permitir a infraestrutura multiplique os movimentos no cais e a consequente diminuição dos tempos de escala, de uma média de quatro a cinco dias de operação, para um dia de operação por cada mil contentores. O Porto do Namibe é, certamente, o ponto de escoamento para a economia exportadora das províncias da Huíla, do Cuando Cubango e Cunene, principalmente com a retoma da economia nos sectores da exploração mineira e o incremento da produção agrícola naquela região


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