mintrans.gov.ao
Ministério
21 Julho de 2022 | 14h18 - Actualizado em 22 Julho de 2022 | 12h35

LANÇADO NO BENGO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DA BARRA DO DANDE

Caxito – Um projecto de Desenvolvimento integrado da Barra do Dande, com cerca de 5.465 hectares, que visa a competitividade industrial e o desenvolvimento regional, foi lançado hoje, quinta-feira, na província do Bengo.

Localizado na comuna da Barra do Dande, na primeira Zona Franca de desenvolvimento no país, o projecto será implementado em três fases distintas. 

A primeira fase engloba uma área de 860 hectares (aproximadamente 16 por cento da área total) dos 5.465  de área  total do terreno,  onde serão asseguradas as reservas estratégicas  dos combustíveis e de segurança alimentar. 

Aqui, serão também implementados o Terminal Portuário e o Pólo Industrial, por forma a garantir-se a transição energética em que Angola aposta. 

Esta área total, de  acordo com o ministro dos Transportes, Ricardo  D´Abreu,  vai implicar um conjunto de investimentos infra-estruturais de cerca 600 milhões de dólares e um investimento privado de aproximadamente USD 950 milhões.  

Esta fase do projecto prevê criar inicialmente 21.000 postos de trabalhos directos e poderá alcançar entre 1,5 a 2% do PIB nos próximos 10 anos, principalmente nas  áreas de armazenagem, processamento alimentar, metalomecânica, montagem e peças automóveis, painéis solares e energias alternativas.

O governante referiu ser um projecto com componentes produtivas acentuadas, adiantando que Angola não deve continuar a viver do seu potencial, mas materializar em concretizações efectivas,  numa óptica de médio e longo prazo, as suas capacidades produtivas, no desenvolvimento do mercado nacional,  regional e global das trocas comerciais.

Na Zona Franca da Barra do Dande, a par das componentes principais, serão construídos vários serviços,  como um hospital, um posto policial, quartel de bombeiros, um Centro de Inovação e de Investigação e um Centro de Formação Profissional. 

A Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD) foi criada por Despacho Presidencial nº 62/21 de 06 de Maio. 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais