mintrans.gov.ao
 
Internacional
16 Maio de 2022 | 10h05 - Actualizado em 17 Maio de 2022

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E AGÊNCIA FRANCESA DE DESENVOLVIMENTO PARA ÁFRICA ASSINAM ACORDO DE MOBILIDADE E COOPERAÇÃO TRIPARTIDO

O Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o Director da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para África, Christian Yoka, assinaram na última quintafeira, 12, um acordo de cooperação no domínio da melhoria do transporte urbano e periurbano em Angola.

A cerimónia de assinatura que decorreu na sede do Ministério dos Transportes e via online foi testemunhada pelo Embaixador da França em Angola, Daniel Vosgien, pelo Secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue e os directores. Este Acordo de Cooperação Tripartido, com financiamento do Tesouro francês, visa apoiar as entidades dos sectores público e privado dos transportes, prioritariamente urbanos, através de trocas de experiências com entidades homólogas. A iniciativa visa igualmente preparar um ou vários projectos de melhoria e sustentabilidade do sistema de transportes urbanos em Luanda e um estudo para encontrar soluções de financiamento sustentáveis para o sector para promover trocas de experiência com actores franceses especializados na gestão de mobilidade urbana. 

Além do MINTRANS e pela AFD, o acordo envolveu também a associação CODATU, com sede em França. A CODATU é uma associação internacional que promove a mobilidade urbana sustentável em cidades e países africanos, da América Latina e Ásia. A instituição será a operadora da cooperação técnica prevista na primeira componente com o Ministério dos Transportes de Angola. A CODATU irá realizar um diagnóstico do transporte e da mobilidade em Luanda e definir o seu perímetro geográfico exacto (cidade, província) com as autoridades, organizar workshops para apresentar os resultados do estudo. O mesmo, vai reunir as entidades locais do sector, desenhar o plano de acção de melhoria do sector, organizar encontros entre entidades locais e internacionais, disponibilizar uma estratégia de cooperação sedeada no Ministério dos Transportes que levará a cabo as diversas actividades, assim como um Responsável de Projecto (remoto). 

Na ocasião o Ministro dos Transportes Ricardo D´Abreu, que assinou pela parte angolana, considerou esta acção como mais uma solução que vem responder ao plano director do sector dos transportes. MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E AGÊNCIA FRANCESA DE DESENVOLVIMENTO PARA ÁFRICA ASSINAM ACORDO DE MOBILIDADE E COOPERAÇÃO TRIPARTIDO O governante angolano pediu aos dois estados a envidarem esforços para tentar recuperar o tempo perdido, fazer mais do que aquilo que tem sido feito nas últimas décadas com vista a reforçar os laços de cooperação bilateral entre os dois estados, O Ministro dos Transportes sublinhou as reformas e as transformações que o sector dos transportes tem estado a sofrer, o que tem permitido criar condições objetivas para uma melhor transparência e oportunidades para que os empresários nacionais e estrangeiros possam concorrer aos diferentes concursos de concessões que o sector dos transportes tem estado a desenvolver. 

No encontro com a sua homóloga espanhola, foi reforçada a necessidade do estreitamento das relações no domínio dos transportes de que resultou na assinatura de uma Declaração Conjunta entre os dois, expressando o compromisso de elevarem a agenda de cooperação entre os dois países. Angola e Espanha retomam as ligações áreas entre Madrid e Luanda no próximo mês de Junho, o que vai contribuir para promover uma maior proximidade entre os dois países, bem como reforçar a cooperação bilateral no domínio dos transportes e das infraestruturas, para a qual se comprometem com a negociação de um Memorando de Entendimento no domínio dos Transportes e Logística, e um Memorando de Cooperação Técnica entre a Agência Espanhola para a Segurança da Aviação (AESA) e a Autoridade Nacional da Aviação Civil de Angola (ANAC). O Ministro considerou que, não obstante às limitações impostas pela pandemia da COVID-19, os dois países devem aproveitar as oportunidades existentes, criarem sinergias e estreitarem as relações e o comprometimento na busca de resultados efectivos, com base na elaboração de um cronograma de acções devidamente monitorado entre as partes. A visita de Ricardo D’Abreu foi acompanhada pelo Embaixador de Angola e Plenipotenciário no Reino de Espanha e de funcionários seniores do sector dos transportes em Angola.

Para o governante, a mobilidade urbana é um dos grandes desafios de Angola, particularmente do crescimento demográfico. "Precisamos de ter cidades e comunidades mais sustentáveis e este acordo vai permitir desenvolver um conjunto de estratégias e acções concretas para podermos assegurar a melhoria da mobilidade urbana, pelo país”, asseverou o dirigente O Director da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para África, Christian Yoka, fez saber que deste projecto vai ser possível promover a troca de experiência, identificar os elementos de invenstimento e infra-estruturas, prevendo-se que sejam as empresas francesas a beneficiar do acordo sobre os transportes urbanos em Angola. Christian Yoka salientou ainda, que "as equipas estão preparadas para avançar com o projecto o mais rapidamente possível”.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais