mintrans.gov.ao
 
Ministério
20 Julho de 2023 - Actualizado em 24 Julho de 2023 | 10h00

MINISTRO REUNIU COM PRESIDENTE DO EXIM BANK PARA AVALIAR INVESTIMENTO EM PROJECTOS DO SECTOR DOS TRANSPORTES

O Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, reuniu ontem em Luanda com a Presidente do Exim Bank, Reta Jo Lewis, para avaliar o interesse desta instituição financeira e dos Estados Unidos financiarem projectos estruturantes em Angola no domínio da aviação civil, dos corredores ferroviários e dos portos.
O Export-Import Bank, que é a agência oficial de crédito à exportação dos Estados Unidos da América, aprovou em Junho passado um financiamento de 900 milhões de dólares para a construção de duas centrais de energia fotovoltaica nas províncias de Malanje e de Luanda. 

Com Ricardo Viegas D’Abreu, Reta Jo Lewis trabalhou em temas como o financiamento da reestruturação da frota da TAAG através da aquisição de aviões da Boeing; no interesse, participação e financiamento de empresas americanas ao cluster da aviação civil adjacente ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda; no financiamento por parte das empresas americanas aos corredores ferroviários nacionais; assim como ao Porto do Lobito e ao seu terminal polivalente, para alavancar as exportações de Angola para os Estados Unidos da América. Embora desafiantes, cada um destes projectos representa oportunidades reais de desenvolvimento e de criação de riqueza em subsectores que contribuem cada vez mais para o desenvolvimento económico de Angola. 

O INE acaba de divulgar os números do PIB do primeiro trimestre de 2023 e o sector dos transportes continua a liderar o crescimento económico pelo terceiro trimestre consecutivo. 

Assim sendo, e segundo o Ministro da tutela, "não surpreende que instituições mundiais como o Exim Bank olhem para Angola e para as suas infra-estruturas como destino viável e prioritário dos seus investimentos e das empresas do seu país”.

 Para Ricardo Viegas D’Abreu, depois da entrega da concessão do Corredor do Lobito à LAR – Lobito Atlantic Railway, realizada na primeira semana de Julho com a presença dos responsáveis máximos das três empresas privadas que constituem o consórcio e dos Presidentes da República de Angola, da RDC e da Zâmbia, a visita da mais alta responsável da agência oficial de crédito às exportações dos Estados Unidos, "representa mais um passo extremamente positivo no caminho do real desenvolvimento das infra-estruturas nacionais e do país, assim como na sua interligação regional”.

Refira-se que se o desenvolvimento da economia nacional, através da entrada em funcionamento de projectos capazes de criarem valor acrescentado para o país e de aumentarem as suas exportações para mercados chave como o dos Estados Unidos, é um dos objectivos principais do Governo de Angola, a criação de sinergias com os países vizinhos e a contribuição para o aumento das trocas comerciais intra-africanas é igualmente uma das metas a atingir.

Ministério dos Transportes em Luanda, 20 de Julho de 2023.
 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais