mintrans.gov.ao
 
Internacional
16 Maio de 2022 | 10h05 - Actualizado em 17 Maio de 2022

MINISTRO RICARDO D’ABREU VISITA REINO DE ESPANHA

A convite da Ministra dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana do Reino de Espanha, o Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D´Abreu, efectuou nos dias 05 e 07 de maio do corrente ano uma visita de trabalho a cidade de Madrid.

Em Espanha, o Ministro dos Transportes participou num fórum empresarial com entidades do sector dos transportes que actuam naquele país e em Angola e testemunhou a assinatura do acordo de partilha de códigos assinado entre a TAAG, S.A e a Ibéria S.A. Este acordo visa reforçar a cooperação pragmática entre os dois Estados no domínio aéreo, gestão aeroportuária e logística, baseada num modelo de vantagens recíprocas. O Fórum Empresarial sobre a Modernização das Infraestruturas de Transportes de Angola, coorganizado pelo ICEX (Instituto Espanhol de Comercio Exterior) e pela Oficina Comercial da Embaixada do Reino de Espanha em Angola, foi apresentado e divulgado o Plano Nacional Diretor do Sector dos Transportes e Infraestruturas Rodoviárias – PNDSTIR (presente e futuro), os Programas de Investimentos e de Concessões a nível dos portos, caminhos de ferro e plataformas logísticas. Ricardo D’Abreu destacou o papel das infraestruturas de transportes para a economia nacional, o actual posicionamento e o crescimento macroeconómico de Angola fruto da sua posição geográfica, que permite ser um facilitador do comércio na região da África Austral e no continente. O Ministro dos Transportes fez referência a dois grandes vectores do PNDSTIR que passam pelo asseguramento das grandes infraestruturas de transportes e a mobilidade urbana face ao crescimento elevado da população em Angola.

 O governante angolano pediu aos dois estados a envidarem esforços para tentar recuperar o tempo perdido, fazer mais do que aquilo que tem sido feito nas últimas décadas com vista a reforçar os laços de cooperação bilateral entre os dois estados, O Ministro dos Transportes sublinhou as reformas e as transformações que o sector dos transportes tem estado a sofrer, o que tem permitido criar condições objetivas para uma melhor transparência e oportunidades para que os empresários nacionais e estrangeiros possam concorrer aos diferentes concursos de concessões que o sector dos transportes tem estado a desenvolver. No encontro com a sua homóloga espanhola, foi reforçada a necessidade do estreitamento das relações no domínio dos transportes de que resultou na assinatura de uma Declaração Conjunta entre os dois, expressando o compromisso de elevarem a agenda de cooperação entre os dois países. Angola e Espanha retomam as ligações áreas entre Madrid e Luanda no próximo mês de Junho, o que vai contribuir para promover uma maior proximidade entre os dois países, bem como reforçar a cooperação bilateral no domínio dos transportes e das infraestruturas, para a qual se comprometem com a negociação de um Memorando de Entendimento no domínio dos Transportes e Logística, e um Memorando de Cooperação Técnica entre a Agência Espanhola para a Segurança da Aviação (AESA) e a Autoridade Nacional da Aviação Civil de Angola (ANAC). O Ministro considerou que, não obstante às limitações impostas pela pandemia da COVID-19, os dois países devem aproveitar as oportunidades existentes, criarem sinergias e estreitarem as relações e o comprometimento na busca de resultados efectivos, com base na elaboração de um cronograma de acções devidamente monitorado entre as partes. A visita de Ricardo D’Abreu foi acompanhada pelo Embaixador de Angola e Plenipotenciário no Reino de Espanha e de funcionários seniores do sector dos transportes em Angola.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais