mintrans.gov.ao
 
Internacional
17 Setembro de 2021 | 14h09 - Actualizado em 20 Setembro de 2021

Ministro Ricardo D’Abreu visitou Porto de Sines, Portugal, a convite do seu homólogo

O ministro mostrou um interesse particular sobre o expediente da JUL (Janela Única Logística) do Porto de Sines, uma vez que o seu sector está a estudar um conceito similar

O Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, visitou durante a última semana o Porto de Sines, Portugal, onde tomou contacto com as operações do empreendimento e as suas vantagens económicas na região.

 

Localizado na cidade com o mesmo nome, cercade 107 quilómetros de Lisboa, no Porto de Sines, o ministro Ricardo Viegas D’Abreu foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração, José Luis Cacho, com quem visitou o terminal de contentores enquanto ouvia explicações detalhadas sobre o funcionamento da Janela Única Logística (JUL) do referido porto, uma ferramenta facilitadora no registo das operações de entrada e saída, carga e descarga de navios, bem como do desembaraço aduaneiro.

Ricardo Viegas D´Abreu esteve acompanhado pelo embaixador de Angola em Portugal, Carlos Fonseca e do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações do Ministério das Infraestruturas de Portugal, Hugo Mendes.

O ministro mostrou um interesse particular sobre o expediente da JUL (Janela Única Logística) do Porto de Sines, uma vez que o seu sector está a estudar um conceito similar para implementar em Angola, razão pela qual estão a ser realizados contactos virtuais e presencias entre os técnicos e responsáveis do MinistériodosTransportes,das empresas portuárias angolanas e o Porto de Sines.

A administração do Porto de Sines, bem como Ministério das Infraestruturas de Portugal mostraram a sua total disponibilidade em ajudar a desenvolver o mesmo conceito da JUL para as entidades afins do Ministério dos Transportes de Angola, o que deverá passar pelo incremento da cooperação e trocas de visitas técnicas de peritos portuários de ambas as partes.

No final da visita, Ricardo Viegas D’Abreu afirmou que faz todo o sentido que, em sede da Janela Única Logística do Porto de Sines, a ARCLLA, empreenda contactos com este Porto, para aprimorar e tornar efectiva uma aplicação do género com vista a melhorar oseu desempenho em matéria de acompanhamento das cargas, desde o ponto de origem até ao destino.

Sines, sendo um porto de águas profundas, é líder nacional no movimento de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos  de navios.

Está equipado com terminais modernos especializados, podendo movimentar diferentes tipos de mercadorias, além de estar exposto ao mar, contando com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos.

Principal porto na facha da ibero-atlântica, com características geofísicas que o colocam como principal activo estratégico de Portugal, é também a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo, derivados, e gás natural).

O Porto de Sines posiciona-se como um importante porto de carga geral e contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.

Construído

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais