mintrans.gov.ao
Ministério
24 Julho de 2022 - Actualizado em 25 Julho de 2022 | 12h35

MOTA ENGIL VAI TRANSPORTAR MINÉRIOS DA ZÂMBIA E DO CONGO

120 anos depois de o Corredor do Lobito se ter convertido na primeira concessão de uma infraestrutura de transporte e logística em África, a Mota-Engil — em consórcio com a suíça Trafigura e a belga Vecturis — prepara-se para ser o novo operador do transporte dos minérios produzidos pela Zâmbia e pelo Congo Democrático para o litoral de Angola.

Os portugueses e os seus sócios obtiveram o direito de preferência do Estado sobre os chineses porque surgiram com a proposta que desbrava de forma mais rápida e barata o caminho para os países da região”, disse ao Expresso o ministro angolano dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu.

A promoção da eficiência na logística do transporte para a exportação de minérios como cobre, cobalto e manganês do Congo Democrático e da Zâmbia constitui uma das garantias da rentabilidade da operação.

Que depende também do transporte de derivados de petróleo e de outros produtos de Angola para aqueles dois países encravados no interior da África Austral e Central, relacionado com a construção da Refinaria do Lobito.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais