mintrans.gov.ao
 
Ministério
06 Junho de 2022 | 10h06 - Actualizado em 08 Junho de 2022

ONZE NOVOS AUTOCARROS EM FUNCIONAMENTO NOS ÚLTIMOS SEIS MESES

O município de Cacuaco, a Norte da cidade de Luanda, beneficiou, nos últimos seis meses, de 11 novos autocarros articulados, que se juntam a outros 65 autocarros convencionais, que ligam a localidade a outros dez pontos da capital angolana.

Segundo o director Municipal dos Transportes, Trafego e Mobilidade,  Júlio Azevedo, os 76 autocarros que operam em Cacuaco transportam diariamente mais de 250 mil passageiros, cerca de um terço dos 700 mil habitantes do município.

Em declarações à Angop, à margem da cerimónia de entrada em funcionamento de quatro novos autocarros articulados para a rota Sequele-Vila de Cacuaco, o responsável disse que os meios vão facilitar a mobilidade entre os dois pontos da localidade.

"Embora a rota já exista há algum tempo, os quatro novos autocarros vão reforçar esta linha com fluxo considerável de pessoas. Antes da entrada em funcionamento dos novos autocarros, o trajecto era suportado por dez autocarros convencionais, operados pela transportadora Angoaustral”, referiu.

Júlio Azevedo destacou o facto de os 76 autocarros a operar em Cacuco apresentarem "boas condições técnicas, o que contribui para um serviço com poucos constrangimentos.”

Desde o passado dia 3 (sexta-feira), os habitantes de Cacuaco passaram a contar com o trajecto Vidrul/Baleizão e Porto de Luanda, completando, deste modo, dez rotas em operação no município, que conta igualmente com as ligações Cacuaco/São Paulo, Cacuaco/Panguila (Bengo), Cacuaco/Funda, Cacuaco/Sequele, Sequele/Viana, Cacuaco/Zango Zero, Cacuaco/Vila de Viana e Cacuaco/Mutamba.

Segundo o director dos Transportes, Trafego e Mobilidade Urbana do Governo Provincial de Luanda, Amadeu Campos, a capital do pais beneficiou este ano de 36 novos autocarros articulados e 60 convencionais.

No total, Luanda  tem cerca de 600 autocarros  licenciados para o transporte urbano com várias empresas,  sobretudo a TCUL, MACON e  Angoaustral , mas precisa de mil e 800,  segundo o mesmo.

O acto de entrega dos autocarros, a cargo da Angoaustral,  que passam a reforçar a rota Sequele-Cacuaco, foi presenciado pelo director dos Transportes, Trafego e Mobilidade Urbana do Governo Provincial de Luanda, Amadeu Campos, pelo administrador do Distrito Urbano de Cacuaco, Adriano Costa, e pelo director de Operações da Angoaustral, Américo Correia.

Situado a Norte do centro da cidade de Luanda, o município de Cacuaco tem a extensão de 571 quilómetros quadrados, estando delimitado a Sul, pelo município de Viana, a Este, pelo município de Icolo e Bengo, a Norte, pelo Rio Bengo e a Oeste, pelo Oceano Atlântico.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais