mintrans.gov.ao
Ministério
03 Agosto de 2022 - Actualizado em 03 Agosto de 2022 | 10h00

PAÍS CONTA COM EMPRESA NACIONAL DE BILHÉTICA

Decorreu na manhã desta segunda-feira 01, de Agosto de 2021, em Luanda, a apresentação pública da nova Empresa do Sector Empresarial Público, Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), dedicada a implementação e gestão do Sistema Nacional de Bilhética Integrada para os Passes Sociais e Regulares dos transportes públicos colectivos de passageiros.

O evento teve lugar na sala de reuniões do Ministério das Finanças e contou com a presença do Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro,  Ottoniel Santos, Secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Aia-Eza da Silva, Secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue Calumbo, Vice-Governador da Província de Luanda para o Sector Económico, Lino Quienda Mateus Sebastião e o Administrador Executivo do IGAPE, Raimundo Santa Rosa, tendo sido feita a apresentação de cada uma das individualidades que, doravante, farão parte do Órgão de Gestão da ENBI.

O encerramento do encontro foi feito pelo Vice-Governador para o Sector de Luanda, que proferiu a mensagem enviada pela Governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho.

Participaram ainda do encontro, como convidados, os Presidentes dos Conselhos de Administração das operadoras de transportes públicos no activo.

O Sistema Nacional de Bilhética é um mecanismo integrado de cadastramento (presencial ou online) dos passageiros de transportes públicos colectivos, para emissão de Passes Sociais (subsidiados), para Crianças, Estudantes, Jovens, Pessoas com necessidades especiais, Cidadãos de Terceira Idade e Veteranos da Pátria, e Passes Regulares, para o público em geral.

Como benefícios associados ao funcionamento do Sistema Nacional de Bilhética Integrada, destaca-se a dinamização das politicas sociais, maior facilidade e fluidez no embarque de passageiros, alargamento da rede de venda de bilhetes e tarifas electrónicas, com novos canais de venda online e centrais de atendimento.

A nova empresa apresentada realçou o seu compromisso com a sociedade e firmou o propósito de auxiliar na tarefa de reduzir o impacto das carências sociais à nível dos transportes de pessoas, bens e na melhoria da mobilidade urbana.

Conselho de Administração

Seis entidades compoem o Conselho de Administração da ENBI, sendo que o seu  Presidente é Henda Esandju Nicolau da Silva Inglês.

A Comissão Executiva da ENBI é presidida por Mário Nsingui Pedro, coadjuvado três Administradores, nomeadamente, Alice Paula dos Santos Neves e Pedro Carmo Manuel Pereira, administradores executivos e José Manuel Rela dos Santos Bento,  Administrador não Executivo.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais