mintrans.gov.ao
 
Ministério
16 Maio de 2022 | 10h05 - Actualizado em 17 Maio de 2022

PLATAFORMA LOGÍSTICA DO LUAU VAI CUSTAR USD 17.4 MILHÕES

Está aberto o concurso público internacional para a construção e concessão da Plataforma Logística do Luau, província do Moxico, avaliado em 17.4 milhões de dólares americanos.

Aberto pela Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), o concurso para a concepção, construção, exploração e gestão comercial da referida plataforma foi presidido pelo Secretário de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Bengue, e contou com a presença do Governador do Moxico, Gonçalves Muandumba. Do valor global, cinco milhões de dólares serão investidos na edificação e aquisição de equipamentos para cargas de temperatura controlada, mais de três milhões para a operação de terminal de combustíveis e nove milhões para a edificação e aquisição de equipamentos para operação do terminal de minérios.

A construção das estruturas da Plataforma do Luau, distribuídas numa área de 7,9 hectares, vai contar com diversas áreas, como a indústria (moagem de cereais, pré-fabricados de betão), turismo e hotelaria, pecuária, exploração florestal e recursos minerais. O complexo inclui armazéns de temperatura ambiente com capacidade inicial de 583 toneladas, que poderão contar com a classificação de Entreposto Aduaneiro, sendo que a área administrativa vai contar com serviços da Polícia Económica e de Fronteira, Migração e Estrangeiros e Administração Geral Tributária.

Em declarações à imprensa, o administrador da ARCCLA para área de Finanças e Recursos Humanos, Bernardino Francisco, disse que a apresentação das propostas e a selecção do candidato terá um prazo de três meses, e a conclusão do empreendimento está previsto para dentro de dois anos. Já o secretário de Estado dos Transportes Terrestres considerou que a construção das infraestruturas, em zona estratégica, é um elemento importante da promoção do crescimento económico do país, facilitando o armazenamento, o transporte e a distribuição de produtos no mercado interno e externo do país. Segundo Jorge Bengue, a Rede Nacional de Plataformas Logísticas vai fomentar o desenvolvimento equilibrado de todo o território nacional, permitindo o acesso mais rápido e menos oneroso dos bens produzidos nas várias províncias com suporte e soluções tecnológicas, que vão assegurar a visibilidade de toda a cadeia.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais