mintrans.gov.ao
 
Internacional
12 Outubro de 2021 | 13h10 - Actualizado em 13 Outubro de 2021

Porto de Luanda assina parceria com o Port of Antwerp Internacional e com a APEC Antwerp/Flanders Port Traning Center

O Porto de Luanda passará, doravante, a fazer parte de uma rede global de troca de experiências, mais apto para cumprir a sua missão confiada pelo Governo de Angola.

O presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária de Luanda (EPL), Alberto António Bengue, e o director-geral do Porto de Antuérpia Internacional (PAI), Kristof Watershoot, assinaram, no Reino da Bélgica, em Antuérpia, um Memorando de Entendimento.

A EPL, organismo tutelado pelo Ministério dos Transportes, mas com identidade jurídica própria e com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, partilha a partir de agora da experiência com um centro internacional de excelência na gestão portuária, com profissionais espalhados pelo mundo.

O Porto de Luanda passará, doravante, a fazer parte de uma rede global de troca de experiências, mais apto para cumprir a sua missão confiada pelo Governo de Angola. O Memorando ora assinado visa, entre outros objectivos, promover uma cooperação mutuamente benéfica entre a EPL e o PAI no domínio da formação em tecnologias de dragagem, engenharia portuária, sustentabilidade, planeamento estratégico, política de concessões, marketing de negócios, logística portuária e cadeias de abastecimento, além de formação de pessoal e quadros.

O instrumento não cria quaisquer direitos ou obrigações de cooperação ou de projectos conjuntos, e não impõe, igualmente, nenhuma exclusividade a qualquer das partes. Trata-se da partilha recíproca de experiências, com vista à implementação das melhores práticas, bem como de consultoria nos domínios de estratégia, segurança e ambiente portuário.

Para efectivar o acompanhamento, avaliação e implementação do contrato, as partes tencionam elaborar um plano de acção efectivo que englobe os diversos domínios de intervenção. Alberto Bengue, PCA do Porto de Luanda, destacou, aquando da assinatura do memorando, que a concretização deste acordo é mais uma prova do compromisso dos dois países para estreitar os laços de cooperação, reforçado com a colaboração no Plano Director da EPL. Em Antuérpia, e presentes no acto formal da assinatura do Memorando, estiveram o embaixador de Angola acreditado no Reino da Bélgica, Mário de Azevedo Constantino, e altos funcionários do Ministérios dos Transportes.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais