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12 Outubro de 2021 | 13h10 - Actualizado em 13 Outubro de 2021

Porto do Lobito abre propostas do Concurso Público para concessão do Terminal Polivalente de Contentores e Carga Geral

Trata-se do Concurso Público Internacional para a concessão, por um período de 20 anos, da gestão e exploração do Terminal Polivalente de Contentores e Carga Geral do Porto Comercial do Lobito.

O Acto Público do Concurso de abertura das propostas aconteceu no dia 1 de Outubro Trata-se do Concurso Público Internacional para a concessão, por um período de 20 anos, da gestão e exploração do Terminal Polivalente de Contentores e Carga Geral do Porto Comercial do Lobito.

O acto resulta do lançamento do referido concurso no dia 17 de Maio de 2021 pela Empresa Portuária do Lobito, E.P. (EPL), e na entrega das propostas dos concorrentes a 30 de Setembro de 2021. Sete entidades interessadas, adquiriam as Peças do Concurso, nomeadamente, Dubai Port World, a International Container Terminal Services, Inc, Bolloré Logistics, CITIC Construction, Yilport, Qterminal, e a Abu Dhabi Ports. Das entidades interessadas, três concorrentes fizeram a entrega das propostas, nomeadamente a Bolloré Logistics ("Bolloré”), CITIC Construction ("CITIC”) em consórcio com a Shandong Port Group ("SPG”) e a International Container Terminal Services, Inc. ("ICTSI”). O concorrente da empresa Bolloré foi excluído por não prever o pagamento do montante mínimo de retribuição da concessão de USD 80 milhões nos termos do Caderno de Encargos. O concorrente CITIC foi admitido a concurso e a ICTSI foi admitida condicionalmente dado que terá que apresentar a declaração de aceitação do caderno de encargos num prazo de 5 dias. A Comissão de Avaliação das Propostas irá avaliar as propostas admitidas a concurso, esperando-se que o vencedor seja anunciado antes do final de 2021. O Terminal Polivalente de Contentores e Carga Geral do Porto Comercial do Lobito tem uma área total de 241.540,94 m2, um cais acostável de 1.199 metros lineares e capacidade para movimentar mais de 600 mil toneladas de carga não contentorizada e 250 mil TEU’s por ano.



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