mintrans.gov.ao
 
Ministério
30 Abril de 2022 | 13h05 - Actualizado em 11 Maio de 2022

PR INAUGURA TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DE CABINDA

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou na cidade de Cabinda, o Terminal Marítimo de Passageiros para servir de embarque e desembarque na rota Luanda/Soyo/Cabinda e vice-versa.

A infra-estrutura, que foi concebida para descongestionar a mobilidade de passageiros de Cabinda para o resto do país, através de catamarãs, possui uma área protocolar, sala de embarque para 150 passageiros e igual número para área de desembarque. Contempla, igualmente, uma sala VIP, zonas de bagagens, área técnica, instalações sanitárias e elevadores de acesso a todas áreas, entre outras dependências. Após o corte de fita, o Titular do Poder Executivo, acompanhado da primeira dama, Ana Dias Lourenço, e de membros do Executivo e do governo local visitou algumas áreas de serviço do empreendimento.

Ministério dos Transportes

Na ocasião, o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, afirmou que o novo terminal prevê receber mais de 100 embarcações, por ano, que vão transportar cerca de 35 mil pessoas. Sublinhou que o presente terminal faz parte de um projecto mais amplo no sector dos transportes que vai abranger toda a região norte do país. Na passada quarta-feira, o responsável inaugurou o terminal fluvial de passageiros e de carga do município do Soyo, Zaire, para dar segurança e comodidade na ligação marítima com esta província mais a norte do país.

Custo da viagem

A ligação comercial terá início na próxima segunda-feira (26). O bilhete de passagem vai custar 15 mil kwanzas. Dois catamarãs, com capacidade de 360 lugares cada, vão garantir as viagens, com duas frequências semanais . Um navio de carga, capaz de transportar nove contentores de 20 pés e dez viaturas, também está disponível na referida rota.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais